amauryletsgo

Diana Domingues 

É professora titular do Departamento de Artes da Universidade de Caxias do Sul. Na direção do grupo de pesquisa Novas Tecnologias nas Artes Visuais, desenvolve a pesquisa Arte, Tecnologia e Comunicação: Poéticas, Nós e Interações, em ação que integra as áreas de artes, informática e automação industrial. Doutorada em comunicação e semiótica pela PUC/SP, com mestrado em artes pela ECA/USP. Artista multimídia, explora a criação com recursos computacionais e multimídia, com tratamento e geração de imagens, instalações interativas com dispositivos de aquisição e comunicação de dados em ambientes sensoriados, redes neurais, entre outros sistemas. Participa de importantes eventos internacionais (Isea, Artmedia, Ars Electronica, etc.). Em 1995, organizou, no Memorial da América Latina e no MAC/USP, a importante conferência-evento Arte no Século XXI: a Humanização das Tecnologias. 

Palestra realizada dia 25 de março de 2010 no Auditorio da FAV-UFG 

           Na palestra realizada na quinta ferira no auditorio da Fav-Ufg por Diana Domingues, esta discute sobre a utilização da arte e a utilização de novas Ciências, a utilização de novos aparatos tecnologicos dentor das artes, a Ciência e as artes podem trabalhar juntas, o artista deve descobrir de que maneira ele podera se apropriar da ciência da melhor maneira possivel fazendo que seu trabalho seja indagador e contemporaneo.

         Ela usa o termo "artistas-ciêntistas" para designar os novos artistas que se aderiram a esta nova "arte-ciência". ela cita como exemplo seu orientando que pesquisa sobre a comunicação sonara das rãs, relata que o importânte em um trabalho e tentar descobrir algo novo e não escrever o que já foi dito.

        Cita Stelios Arcadious que e um artista e performatico que integra a Arte a Ciência assim inovando e despertando e levantando novas quetões.





 

          Stelios Arcadious  implantou uma "terceira orelha" no seu antebraço esquerdo,  A orelha foi criada em laboratório usando células humanas e implantada na pele . A técnica foi a mesma que implantou uma orelha nas costas de um rato. 

          Arcadious pretende implantar um microfone em seu antebraço para que esta possa transmitir sons assim o publico ouvira o que supostamente a sua orelha esta ouvindo.

         Diana diz que o dever do Doutor e desenvolver a arte-educação, a arte deve ser humanista e voltada para as ações sociais.

         O corpo do artista então e um corpo em transformação, em construção, Stelios Arcadious demostra este fato em sua obra.

 

                     A arte então como vista na obra acima se insere/aprodria da ciência,  com a finalidade de novas descobertas, de criar novas questões, assim despertando novos questionamentos sociais.
















Fonte:    http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/10/102_1115-orelha.jpg

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/10/102_1116-orelha2.jpg

http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Diana%20Domingues


 

Make a Free Website with Yola.